Resumo Biográfico

São João Piamarta nasceu na cidade de Brescia, norte da Itália, no dia 26 de novembro de 1841 e batizado na igreja paroquial de sua cidade. Sua família era muito pobre, e aos nove anos ficou órfão de mãe, por isso foi amparado e educado pelo avô materno.
Na adolescência, São Piamarta entra no seminário, Bréscia e assim começa sua caminhada rumo ao sacerdócio. Completando os estudos no seminário, é ordenado sacerdote no dia 23 de dezembro de 1865 com 24 anos. Desenvolveu sua atividade pastoral como vigário paroquial nas cidades de Carzago Riviera, em Bedizzole, na Paróquia de Santo Alexandre, em Brescia, e, enfim, como responsável pela Paróquia de Pavone Mella.


São Piamarta gostava de explicar a bíblia para os jovens, fazia meditações, representações teatrais, ensinava música e saia à procura dos jovens e crianças para o catecismo no intuito de levá-los à palavra de Deus.
É o tempo em que surgem as grandes indústrias na cidade de Brescia e os jovens são arrancados do ambiente da própria terra e colocados no mundo do trabalho sem preparação profissional e assistência moral. Dessa forma, os jovens eram explorados e entravam numa gravíssima crise com as convicções religiosas. 
Foi no seu apostolado na Paróquia de Santo Alexandre que São Piamarta tomou consciência da situação penosa, material e espiritual em que se encontrava uma multidão de jovens arrastados pelas fábricas e oficinas na esperança de um bom lucro, nas quais nem os salários eram justos, nem a vida sadia. 
A sensibilidade humana e pastoral de São Piamarta o levou a elaborar um projeto social e cristão inspirado no serviço prestado por ele à juventude da Paróquia de Santo Alexandre de modo a levar a palavra de Deus a uma maior parcela de jovens. Monsenhor Pedro Capretti, grande conselheiro dos jovens sacerdotes da diocese, sentiu a validade da ideia de São Piamarta e o incentivo em realizar a obra projetada.



Assim, sobre a colina de Santa Júlia, em Brescia, São Piamarta conserta duas pequenas casas que estavam caindo e inicia as atividades do Instituto Artigianelli. As grandes dificuldades econômicas que logo cercaram São Piamarta, levaram o Bispo a pedir que ele desistisse da obra, mas o bom homem com o coração cheio de confiança em Deus e convencido do valor da obra recém-criada, assume pessoalmente toda a responsabilidade do Instituto e com a aprovação do Bispo continua seu trabalho. Deus premiou o Padre que, arriscando uma total falência por amor de seus jovens, nele confiou. O instituto Artigianelli realizou um verdadeiro serviço aos jovens do mundo do trabalho, em Brescia.
Remedello, província de Bréscia, era uma região pouco fértil e despovoada. Assim, em 1895 funda a Colônia Agrícola de Remedello para revitalizar e dignificar a agricultura, ensinando aos jovens agricultores métodos de cultivos científicos e eficazes. Remedello aos poucos vai se transformando, colheitas são dobradas e os terrenos amarelados se tornam verdes e férteis.
Em torno do São Piamarta cresceu uma comunidade de pessoas compartilhando dos seus ideais e do seu modo de viver. O Padre, sob o impulso do Espírito Santo, funda uma família religiosa para dar continuidade à sua obra em favor da juventude pobre. No dia 25 de maio de 1902, durante a celebração da Santa Missa, o Bispo de Brescia aprovou verbalmente a “Pia Sociedade da Sagrada Família de Nazaré”, formada por sacerdotes e leigos consagrados. 
Em 1911 São Piamarta continua sua missão juntamente à Madre Elisa Baldo, ao darem início à Congregação das “Irmãs Humildes Servas do Senhor”, irmãs que participando do anseio social e pastoral do Padre se dedicam ao serviço dos jovens do mundo operário e da agricultura.
No dia 25 de abril de 1913, às 8 horas da manhã, na Escola Agrícola de Remedello, São Piamarta encerra, depois de breve agonia, uma vida inteiramente ao serviço de Deus e dos irmãos.

Etapas da Canonização

Suas Características

Seu Carisma

Santos de sua Devoção

Os 10 Mandamentos de São João Batista Piamarta

Oração a São João Batista Piamarta

Frases de São João Batista Piamarta