A presença da Piamartina Na Italia
Padre Piamarta com outros onze colaboradores, em 25 de maio de 1902, iniciaram oficialmente, com sua consagração nas mãos do bispo de Bréscia, à Congregação da Sagrada Família de Nazaré, inaugurada dois anos antes, na festa de São José. A aprovação final ocorrerá em 23 de dezembro de 1908. Com o decreto de 10 de janeiro de 1948, a Congregação de Direito Diocesano foi elevada a Congregação de Direito Pontifício.
A Congregação, fundada em Bréscia, caracteriza-se também na sua origem por traços peculiares desta terra e da sua Igreja. Uma Igreja atenta não só a dizer, mas também a fazer e, além disso, a “como” fazer, com um clero bem formado, moralmente sólido, ligado ao povo e fiel à Igreja, mas também mais inclinado a iniciativas pessoais do que à coordenação.
Sedes Italianas
Instituto Artigianelli
Os Oratórios de Manerbio (1926) e Salò (1935) representaram mais uma prova da eficácia educacional dos piamartinos e seu impacto na juventude. A “Cidade dos Meninos” organizou-se com a juventude de Salò, educou os homens de forma cristã para o compromisso social e político que também assumiriam responsabilidades a nível regional e nacional. A tipografia Queriniana, aberta desde o início pelo Padre Piamarta, tornou-se também uma livraria editorial, fortalecendo as publicações e alargando a sua atividade em contato direto com a cidade através da abertura de uma loja. Suas publicações eram voltadas para um público popular, com textos de teatro, romances e livros de espiritualidade e reflexão para os jovens.