A presença Piamartina no Chile
Em 23 de março de 1983 – Superior Geral Padre Pier Giordano Cabra – Padre Piamarta também chegou ao Chile, com a assunção da paróquia Nuestra Señora de Fátima e um terreno nos arredores da cidade de Talca, em uma área predominantemente rural, onde muitos jovens precisavam de ajuda. Primeiros religiosos: Padre Giuseppe Scolari, Padre Antonio Lucas do Nascimento, Irmão Aurélio Tassone.
Para atingir este objetivo, foram criadas escolas e locais de acolhimento, oferecendo aos jovens não só aprendizagem intelectual, mas também preparação técnica e profissional, juntamente com a formação humana e cristã. Surgiram vários tipos de acompanhamento e de relação de ajuda para as várias fragilidades dos jovens. As paróquias realizam atividades pastorais para o povo de Deus, com atenção aos jovens.
Sedes Chilenas
Oferecem ensino profissional humanístico, científico e técnico, através de escolas básicas até o quarto ano do Ensino Médio e cursos de eletricidade, gastronomia, administração, telecomunicações. Outra obra significativa é a Casa de Acolhida Piamartina, com o abrigo “Beata Laura Vicuña”, fundada em 25 de abril de 1990. Desde 2016 se tornou um abrigo educativo para crianças e jovens após as aulas curriculares, tanto para aprofundar a aprendizagem escolar como para responder às necessidades dos pais que trabalham.
Em 2001, a Fundación Santa Maria del Trabajo foi criada para ajudar as famílias dos alunos a concluir seus estudos e os próprios alunos que, por várias razões, não podem frequentar a escola diurna. A Fundação tem escolas noturnas: Santa Maria del Trabajo em Maipú (2001) e Santa Maria del Trabajo em Estación Central (em 2005).
Em 2014, nasceu o Centro de Espiritualidad Artigianelli, para a formação das comunidades piamartinas na dimensão pastoral e juvenil, vocacional e social. O objetivo é fortalecer a atividade dos educadores através da atualização pedagógica e do aprofundamento do carisma. O Centro de Espiritualidade inclui três estruturas: o Centro de Encontro “Hno. Angelo Soiaroli”, no município de El Quisco (1987); o Centro “Hno. Aurelio Tassone”, em Papirúa, no município de Constitución (1999); e o Centro “P. Elvis Marcelino de Lima”, em Santa Ana de Chena, no município de Maipú (1996).