A presença da Piamartina no Brasil
Em 1957, tendo estabilizado as obras na Itália, os Piamartinos chegaram ao Nordeste do Brasil, a São Bento, no Maranhão, enquanto o Padre Lino Gottardi era Superior Geral. Na década seguinte, a missão chegou a outros Estados, continuando a propor o ideal de vida e o projeto educativo do Padre Piamarta.
Para atingir este objetivo, foram criadas escolas e locais de acolhimento, oferecendo aos jovens não só aprendizagem intelectual, mas também preparação técnica e profissional, juntamente com a formação humana e cristã. Surgiram vários tipos de acompanhamento e de relação de ajuda para as várias fragilidades dos jovens. As paróquias realizam atividades pastorais para o povo de Deus, com atenção aos jovens.
Sedes Brasileiras
Também em Fortaleza, na grande Avenida Aguanambi, – em 1972, enquanto o Padre Guido Mantovani era Superior Geral – foi lançado o Centro Educacional da Juventude, que se estenderia alguns anos depois, a uma curta distância, com a Casa da Criança “Virgílio Távora” e o Lar Nazaré. Mais recentemente, foi fundada a Escola Agrícola “Padre Lino Gottardi” em Apodí (Limoeiro do Norte), no norte do Ceará.